Escrita Criativa |
15/05

Início: 15 de maio de 2019

Horários

Quartas-feiras, das 19h às 22h
Total: 8 aulas

Duração: 8 semanas
Carga horária: 24h/aula

Nível de exigência: básico
Pré-requisitos: nenhum
Público alvo: escritores, artistas, jornalistas, roteiristas, blogueiros, interessados e curiosos em aperfeiçoar a escrita

Partindo de contos de autores consagrados ou não, o curso procura discutir as principais características – estrutura, temáticas, estilos – do conto ocidental moderno e contemporâneo. As aulas aliam teoria e prática e convocam os alunos para o debate,
de modo a construir um saber coletivo. O curso apresenta técnicas, referências e paradigmas teóricos contemporâneos da autoficção para estimular a consciência do processo de escrita ficcional da memória e da própria vida

Professor

Tiago Velasco é escritor, jornalista, mestre em Comunicação e Cultura na ECO/UFRJ e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio. É autor dos livros de contos Petaluma (Ed. Oito e Meio), Microficções (publicação artesanal) e Prazer da Carne (Ed. Multifoco), além do livro de não ficção Novas dimensões da cultura pop (Ed. Multifoco). Também participou de diversas coletâneas de contos. Em 2015, conquistou o 4º lugar no Prêmio Off Flip de Literatura na categoria contos.

Programa do curso

Aula 1 – Questões sobre o conto
. O que Cortázar e Horacio Quiroga falam sobre a escrita do conto
. A estrutura do conto moderno (Poe, Borges, Cortázar)
. O início: o que os primeiros parágrafos de “Metamorfose”, de Franz Kafka, nos
ensinam?
. A difícil tarefa de escrever: “Uma página em branco”, de Sergio Sant’Anna

Aula 2 – Partes essenciais do conto; as diferentes temáticas
. O foco narrativo a partir do conto “Ponto de vista”, de Lucia Berlin.
. O fechamento do conto: “Um artista da fome”, de Kafka
. Mise en abyme: “Continuidade dos Parques”, de Cortázar.
.  O conto filosófico: “Pierre Menard, autor de Quixote”, de Borges.
. O brutalismo urbano de Rubem Fonseca: “O Cobrador”.

Aula 3 – As diferentes temáticas (continuação); o conto pós-moderno: intertexto,
metanarrativa, retorno do autor, nonsense, formas abertas

. O absurdo espetacular de Veronica Stigger: “Os anões”
. “O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro”, de Sergio Sant’Anna
. “Eu gosto das histórias que minha babá conta”, de Rafael Sperling.
. “200 m²”, de Veronica Stigger

Aula 4 – Discussão dos contos dos alunos
. Leitura e discussão de contos produzidos pelos alunos da oficina

Aula 5 – A autoficção
. O conceito de autobiografia para Philippe Lejeune: pacto autobiográfico x pacto
romanesco.
. Autoficção: uma provocação de Serge Doubrovski a Lejeune.
. Autobiografia tradicional x autobiografia pós-moderna: mudança de paradigma.
. Autoficção: retorno do autor por meio da performance.
. Efeito de real, um conceito barthesiano + exemplo retirado de “A morte do pai”,
de Karl Ove Knausgard
. Apresentação de exemplos na literatura e a identificação da teoria destacada nos
textos.
. Exercício para casa: escrever um texto a partir de uma foto

Aula 6 – Ficção, autobiografia e memória
. Vida vivida e vida escrita: comentários sobre o conto “O Outro”, de Borges.
. Leitura e comentários dos textos produzidos.
. Exercício em sala.
. Exercício para casa (identidade 1)

Aula 7 – Discussão dos contos produzidos pelos alunos
. Leitura e discussão dos textos produzidos em casa.
. Exercício para casa (identidade 2)

Aula 8 – Discussão dos contos produzidos pelos alunos


Investimento

1º lote: 3x de R$233,33 (R$ 700,00– até o dia 12 de abril de 2019)

2º lote: 3x de R$268,33 (R$ 805,00– até o dia 08 de maio de 2019 ou enquanto houver vagas)

Matrículas até o dia 08 de maio ou enquanto houver vagas.

. Inicie o seu processo de matrícula clicando aqui.

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [5% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 3x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.