Prática em Crítica
Artística

Inscrições abertas | Vagas Limitadas
Encontros quinzenais às sextas-feiras de 19h às 21h

Sobre o programa

Crítica artística envolve interpretação, julgamento, avaliação e expressão. Esse campo surge no século XVIII, num ambiente caracterizado pelos salões literários e artísticos, acompanhando as exposições periódicas, o surgimento de um público e o desenvolvimento da imprensa: o crítico está comprometido com a análise da produção do seu tempo  Com o objetivo de fomentar a cena de crítica artística em Brasília, desenvolvemos um programa de encontros com a professora Raisa Pina. A cada 15 dias, novos temas serão selecionados e profundamente debatidos, a fim de aprimorar o entendimento de todos em relação à obras, exposições e artistas. Cada participante será estimulado a elaborar textos, análises e críticas de forma contínua.

Coordenadora e faciliadora: Raisa Pina

Historiadora da arte, doutoranda em Artes pela UnB, onde desenvolve pesquisa sobre desigualdade racial na formação da instituição artística no Brasil, com foco na trajetória de Estevão Roberto da Silva (1844-1891) durante seu exercício na Academia Imperial de Belas Artes. Mestra em Artes pela mesma instituição. Foi orientadora acadêmica do curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Africana da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Comunicação Social pela UFG. Interessa-se por aproximações entre cultura, política e direitos humanos. Como jornalista, colabora com veículos nacionais, publicando artigos opinativos sobre seus temas de interesse. Atua no monitoramento de projetos e no controle de resultados do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF. É, também, professora na nossa Pós-graduação Lato Sensu em Fotografia como Suporte para a Imaginação.

Inscrições

Para fazer parte do Prática em Crítica Artística, o interessado deve enviar um e-mail para cursos@f508.com.br solicitando a sua participação.

Mensalidade

No plano mensal, é cobrado R$150.
No plano trimestral, é cobrado R$100 por mês.