Manoel de Barros: assovios verbais e arranjos fotográficos para desver

Início: a definir
Tem interesse em saber da próxima turma? Mande um email para cursof508@gmail.com

Total:  12 aulas
Duração: 12 semanas
Carga horária: 24 h/aula

Abordar a arte literária de Manoel de Barros é conhecer o “criançamento” da palavra poética, rica e muscular, em 70 anos de produção literária ativa que o poeta mato-grossense exerceu. O curso objetiva a estudar a obra completa de Manoel de Barros e estabelecer diálogo com outros criadores: Pe. Antonio Vieira, Rimbaud, Mario de Andrade, Guimarães Rosa, Ondjak, Francis Ponge, Baudelaire, Paul Valéry e Mallarmé.

Após o estudo poético, os alunos serão instigados a produzir imagens, a partir do motivo criativo manoelino, de expressão artística autoral e singular. Para tanto, a função da imagem fotográfica é colocada em diálogo com as formas literárias, especialmente a prosa poética e a poesia, como inserção temática, referência, lembrança no interior da obra escrita em comunicação com teatro, dança, fotografia, cinema, artes plásticas, informática e música.Relações de analogia entre literatura e fotografia podem ser traçadas. A fotografia, sequência de imagens estáticas reunidas sob um mesmo tema ou proposta autoral, estaria mais próxima da poesia, por seu impacto direto e sintético. Enquanto o cinema, fotografia em movimento, estaria mais próximo da prosa, inclusive pelo fato de ter incorporado os sons e a linguagem falada.

Programa

Módulo 1 | Fundamentos da Literatura: delimitações do campo literário. Literatura e imagem. Inserção das imagens fotográficas no interior da obra literária como tema.

Módulo 2 | O texto literário e a fotografia conjugando-se para a criação de outra representação estético-literária.

Módulo 3 | Poesia e fotografia. A fotografia como suporte poético: o poema sobre imagens, colagens poéticas, caligramas fotográficos, vídeo-poema, vídeo-arte, etc.

Módulo 4 | Discurso literário e discurso fotográfico: subsídios para uma nova era estética.

Módulo 5 | “Trans-criação” intersemiótica. Elementos de adaptação e mudança de mídia.

Módulo 6 | Exercícios de crítica e de criação.

Professor

Doutorando em Teoria Literária e Estudos Literários Comparados na Universidade de Brasília, Roberto Medina publicou artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Escritor e professor de escrita criativa, ministra diversos cursos de pós-graduação. Atua com o foco em literatura brasileira, poesia, contos e história da arte, poéticas visuais, teoria literária e adaptações para cinema e teatro. Sua pesquisa abrange questões relacionadas a linguagem poética, às obras de Wilhelm Dilthey e Dostoievski, além dos projetos estéticos e ideológicos de Manoel de Barros, Machado de Assis e Jorge Luís Borges.


Investimento
a definir

Tem interesse em saber da próxima turma? Mande um email para cursof508@gmail.com

Créditos da imagem de capa: Obra de Bárbara Correa, parte da exposição Manoel de Barros no Espaço f/508 em 2017

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [5% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 4x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.