Fotografia
documental

Início: a definir
Tem interesse em saber da próxima turma? Mande um email para cursof508@gmail.com

Total: 8 aulas
Carga horária: 23h/aula

Pré requisito: Domínio de fotometria, equipamento fotográfico e notebook.

A fotografia documental é investigativa, mas também pode ser antropológica e imaginária. Nesse workshop, através de aulas expositivas e co-criações, abordaremos a fotografia documental e suas possibilidades de transformar registros em instrumentos de reflexão sobre o tema escolhido. Estudaremos também como, em alguns casos, a fotografia pode ser criada como ferramenta de militância e/ou denúncia social.

Programa

AULA 1 | INTRODUÇÃO
Apresentação dos trabalhos de Daniel Marenco e suas referências. A partir daí, traçamos um panorama da fotografia documental no Brasil e seus possíveis desdobramentos.

AULA 2 | REUNIÃO DE PAUTA
Na segunda aula vamos estudar o local definido para a prática fotográfica e definir em grupo a pauta que cada um vai construir ao longo do curso. Dentro do mesmo tema, vamos construir diferentes narrativas.

AULA 3 | LINGUAGENS MULTIMÍDIA
Além da fotografia, alguns recursos de áudio e edição de vídeo podem ajudar a acrescentar informação e estética ao projeto. Nesta aula vamos estudar essas possibilidades em um mini workshop de edição de vídeo e áudio para construção de uma narrativa fotográfica com Renan Montenegro.

AULA 4 | SAÍDA FOTOGRÁFICA
Vamos em grupo para uma saída definida pelo fotógrafo Daniel Marenco. Será um local especial com histórias a serem contadas pelos alunos do curso.

AULA 5 | PONTO DE CONTROLE
Depois da saída e de uma semana de seleção e pré edição individual, será apresentado o andamento do projeto de cada aluno. A edição do material dos alunos será coletiva, focando na construção de pontos de força em cada trabalho produzido e na preparação para a segunda saída fotográfica.

AULA 6 | 2a SAÍDA FOTOGRÁFICA
Voltaremos para uma segunda saída mais aprofundada depois dos feedbacks coletivos com relação à cada pauta.

AULAS 7 e 8 | MONTAGEM e APRESENTAÇÃO
Acompanhamento no pós-produção e na edição, mostrando sua importância e sugerindo e mostrando possíveis caminhos para a fluidez do discurso. No fim do dia apresentaremos os projetos finalizados.

Professor

Fotojornalista hoje no Rio de Janeiro, Daniel Marenco já passou por quatro jornais, além de ter trabalhado com publicidade e assessoria de imprensa. Em 2015 foi finalista do Esso, principal condecoração do jornalismo brasileiro, com dois trabalhos. A foto Terremoto em Katmandu mostra uma cerimônia fúnebre no Nepal e foi publicada no jornal Folha de S. Paulo, empresa em que esteve por cinco anos. Já Marcado a ferro e fogo, retrato de um homem torturado por policiais cariocas, foi veiculado em O Globo, onde começou a atuar em 2015. Esteve entre os indicados do mesmo prêmio em 2009, com a série No corredor do inferno, fotografada no Presídio Central de Porto Alegre, pelo jornal Zero Hora. Foi contemplado na categoria ensaio no 7º Concurso Cultural Leica Fotografe Melhor (2009), no Grande Prêmio Folha de Jornalismo (2014) e no Prêmio Petrobras de Jornalismo (2015). Esteve também entre os indicados de O Melhor da Fotografia 2009/10 (fotógrafo revelação) e foi selecionado para a leitura de portfólio do PhotoEspaña em São Paulo, no mesmo ano. Em 2014, com o ensaio El Gaucho, foi finalista da bolsa Roberto Villagraz, em Madrid, e, com ensaio sobre as manifestações de junho de 2013, finalista do prêmio de arte da Fundação Conrado Wessel. Formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), em 2007, atua como fotógrafo desde 1999. Entre as principais coberturas das quais já participou, estão os Jogos Panamericanos de Guadalajara, em 2011, as manifestações populares de 2013, a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o terremoto do Nepal, em 2015 e os Jogos Olímpicos do Rio 2016, além de três eleições presidenciais.


Investimento
a definir

Tem interesse em saber da próxima turma? Mande um email para cursof508@gmail.com

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [5% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 4x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.