A fotografia e o grão da poesia: Relações Interartes

Início: a definir
Tem interesse em saber da próxima turma? Mande um email para cursof508@gmail.com

Total:  12 aulas
Duração: 12 semanas
Carga horária: 24 h/aula

O curso abordará as obras de escritores como Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, Walt Whitman, Manoel de Barros e Federico García Lorca a fim de criar, em conjunto com a turma, um mapeamento em busca de interpretações e de recriações dos textos literários de ficção, prosa e ensaística por meio da fotografia.

A função da imagem fotográfica será colocada em diálogo com as formas literárias, especialmente o romance e a poesia, como inserção temática, referência, lembrança no interior da obra escrita em diálogo com Cinema, Artes Plásticas e Fotografia. Refletir sobre a fotografia do século XIX e o fenômeno literário e a sua crítica. Pensar sobre as implicações existentes entre fotografia, realidade, realismo artístico em geral, perenização efetiva do momento da captura da imagem fotográfica e a aparente imobilidade do texto literário. Determinar os sentidos que o ato fotográfico envolve intrínseca e extrinsecamente.

Relações de analogia entre literatura e fotografia podem ser traçadas. A fotografia, sequência de imagens estáticas reunidas sob um mesmo tema ou proposta autoral, estaria mais próxima da poesia, por seu impacto direto e sintético. Enquanto o cinema, fotografia em movimento, estaria mais próximo da prosa, inclusive pelo fato de ter incorporado os sons e a linguagem falada.

Programa

1. Fundamentos da Literatura: delimitações do campo literário. Literatura e imagem. Inserção das imagens fotográficas no interior da obra literária como tema.

2. O texto literário e a fotografia conjugando-se para criar outra representação estético-literária.

3. Poesia e fotografia. A fotografia como suporte poético: o poema sobre imagens, colagens poéticas, caligramas fotográficos, vídeo-poema, vídeo-arte, etc.

4. Discurso literário e discurso fotográfico: subsídios para uma nova era estética.

5. “Trans-criação”  intersemiótica. .Elementos de adaptação e mudança de mídia.

6. Exercícios de crítica e de criação.

7. Conclusão do curso: Elaboração de um trabalho técnico individual relacionando Poesia e Fotografia: produção de uma narrativa fotográfica ou reflexão sobre uma série fotográfica, objetivando uma exposição dos trabalhos realizados.

Professor

Doutorando em Teoria Literária e Estudos Literários Comparados na Universidade de Brasília, Roberto Medina publicou artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Escritor e professor de escrita criativa, ministra diversos cursos de pós-graduação. Atua com o foco em literatura brasileira, poesia, contos e história da arte, poéticas visuais, teoria literária e adaptações para cinema e teatro. Sua pesquisa abrange questões relacionadas a linguagem poética, às obras de Wilhelm Dilthey e Dostoievski, além dos projetos estéticos e ideológicos de Manoel de Barros, Machado de Assis e Jorge Luís Borges.


Investimento
a definir

Tem interesse em saber da próxima turma? Mande um email para cursof508@gmail.com

Formas de pagamento

  • .À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [5% de desconto]
  • .Cartão de débito [3% de desconto]
  • .Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 4x]
  • .Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

. A realização do pagamento acarreta na aceitação do contrato. Acesse clicando aqui.