Vivência analógica: revelação e digitalização em P&B

trindade

Foto por Thiago Barros

Duração: 02 semanas
Carga horária: 15 h/aula

Professores: Thiago Barros e Humberto Lemos 

Thiago Barros é bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, e representado pela Galeria Tempo no Rio de Janeiro. Leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Sociedade Fluminense de Fotografia. Foi laboratorista de preto e branco durante dezoito anos e ampliou fotografias para Evandro Teixeira, Miguel Rio Branco, Walter Carvalho, Fundação Pierre Verger, MAM e MIS, além de ser colaborador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Possui imagens em publicações, expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Fotografia e dedica-se a estudos de residências artísticas nacionais e internacionais. Incorpora as coleções da Maison Européene de la Photographie, Gilberto Chateubriand e Museu Nacional de Belas Artes.

Humberto Lemos atuou no mercado de fotografia publicitária do Rio de Janeiro, atendendo a grandes clientes como White Martins, Shell, Coca-Cola, Souza Cruz, Bradesco Seguros e junto às maiores gravadoras do Rio. Foi fotógrafo exclusivo do Free Jazz Festival para a Souza Cruz (Rio e São Paulo). Em Brasília, é coordenador do Espaço f/508 de Fotografia, professor de fotografia, curador de exposições fotográficas e publicações virtuais, além de desenvolver projetos de inclusão social como o Retratando com Alma (2005), oficina fotográfica realizada com deficientes visuais, e Libertas CAJE (2008), realizado com os internos da instituição. Foi professor da Secretaria de Cultura do Distrito Federal de 2005 a 2007.

Sobre o Curso

A oficina oferece aos alunos a possibilidade de vivenciar um mergulho no universo da fotografia analógica, desde a captura da imagem em filme, passando pelo laboratório químico, até a transformação da imagem física em imagem digital.

Dividido em 4 partes, o curso é composto por aula introdutória sobre a fotografia analógica, seus dispositivos e a linguagem p&b; saída a campo para captação de imagens; aprofundamento técnico; processos de revelação química de negativos em p&b e digitalização do resultado final. A vivência é direcionada a fotógrafos amadores e profissionais, curiosos e a todos os interessados em processos analógicos da imagem.

Material do aluno

Câmera fotográfica analógica 35mm e avental. O Espaço f/508 fornecerá químicos e 1 filme 135mm p&b para cada aluno.

Programa

1ª aula ( Teórica) – Introdução à fotografia analógica

Tipos de câmeras analógicas e sua cronologia
Uso da câmera analógica
Cinza médio
Luminância
Filtros físicos
Vendo em p&b
A interpretação do p&b
Referências fotográficas

2ª aula – Saída a campo supervisionada para produção de imagens

3ª aula  ( Teórica)– Exposição e Revelação

Composição do filme (gelatina, suporte/base, camada anti-halo)
Grão: convencional e tabular
Tipos de filmes: cromogênicos, ortocromáticos, infravermelho, positivo, alto-contraste
Granulação: acutância, latitude, contraste, ultrapassando o “ombro” da curva
Processamento
Imagem digital: o mundo em números

4ª aula – Prática de revelação em laboratório

5ª aula – Prática de digitalização caseira com o negativo produzido


Tem interesse em se matricular na próxima turma? Mande um e-mail para cursof508@gmail.com.

Endereço
Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113 – Asa Norte | Brasília/DF

Contatos
Tels.: 61. 3347 3985 | 61. 9140 0303
e-mail: cursos@f508.com.br

Horário de funcionamento
Segunda a sexta, das 09h às 13h, e da 14h às 20h