Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia como Suporte para a Imaginação | 11/03/2019

Início: 11 de março de 2019

Segundas e quartas de 19h às 22h
Carga horária: 420 h/aula

Sobre o curso

Pós-Graduação em Fotografia como Suporte para a Imaginação possui módulos correlacionados, nos quais o aluno é introduzido ao estudo da imagem e suas múltiplas possibilidades de criação e suportes, buscando o desenvolvimento de diferentes projetos fotográficos. Abordam-se diversas áreas e poéticas visuais, de maneira a fornecer ferramentas para a busca de uma linguagem autoral com o embasamento e conhecimento necessários para a criação consciente de imagens carregadas de signos.

A partir do momento em que se entende o ato de criação fotográfico como multidisciplinar, o aluno passa por um processo imersivo de interação e estudo de áreas como cinema, literatura, antropologia visual, artes plásticas, fotografia documental e contemporânea, além de processos históricos e alternativos de construções imagéticas.

Grade Curricular

1° Semestre: 11/03/2019 a 03/07/2019

  • Antropologia visual
  • Fotografia como suporte para a arte contemporânea
  • Estudo de expografia
  • Fotografia documental contemporânea

2° Semestre: 05/08/2019 a 20/11/2019

  • Criação de projetos Imagéticos
  • Processos curatoriais
  • Metodologia e desenvolvimento de pesquisa
  • Trabalho de conclusão de curso

3° Semestre: 02/03/2020 a 24/06/2020

  • Linguagem e semiótica
  • Estética da linguagem
  • Processo criativo
  • História da arte moderna e contemporânea

4° Semestre: 04/08/2019 a 18/11/2020

  • Processos históricos, alternativos e manuais da fotografia
  • Poética cinematográfica: estudos da linguagem audiovisual
  • Poéticas da imagem: fotografia e literatura
  • Narrativas fotográficas

Público Alvo

Voltado para graduados em fotografia, arquitetura, artes visuais, publicidade, audiovisual, jornalismo, antropologia, letras e demais áreas de humanas, o curso abordará uma linguagem multi e inter disciplinar, focada na formação intelectual e no escoamento da produção de projetos imagéticos conceitualmente estruturados.

Corpo Docente (a confirmar)

Alexandre Dafoe de Aguiar

Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo. Desde criança se interessa por fotografia e seu funcionamento, sempre brincando com o mundo de ponta-cabeça da câmera reflex que pegava escondido da mãe. Sua primeira câmera foi uma Kodak Sport 25mm. Na faculdade frustrou-se com as novas câmeras digitais automáticas (point and shoot) e foi fazer workshops de fotografia PB 35mm na Rhode Island School of Design, onde se apaixonou pela fotografia analogica química. É formado em administração hoteleira pela Johnson & Wales University em Providence, Rhode Island, EUA, em Relações Internacionais pela George Washington University, Washington D.C., EUA, e com especialização em Língua e Cultura Russas pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia . Em 2008, no final da segunda graduação, retomou a prática da fotografia em 35mm  e foi apresentado aos processos históricos alternativos. Desde então tem se dedicado à pesquisa e ensino desses processos. Trabalhou com programas governamentais de educação em áreas de conflito no Brasil e no exterior até 2017, quando decidiu se dedicar à fotografia e outros projetos.

Bruna Neiva

Bruna Neiva é artista visual, pesquisadora em arte e produtora cultural. Possui mestrado na linha de Poéticas Contemporâneas do Instituto de Artes pela Universidade de Brasília, onde aprofundou sua pesquisa em arte contemporânea, linguagem e memória, voltada para a fotografia e performance. Iniciou sua formação em Comunicação Social na Universidade de Brasília, tendo trabalhado como fotojornalista em veículos como o Jornal de Brasília. O trabalho de Bruna Neiva transita pela performance e tem a fotografia como suporte para suas ações. Em sua obra, a artista se reporta à inconcretude da realidade e a solidez do sonho como matérias poéticas. Bruna Neiva dedica-se também à realização de projetos como exposições, prêmios e ações em arte-educação que pensam a arte como vetor de resistência e caminho para proposições sociais, políticas e do afeto.

Cinara Barbosa

Pesquisadora, consultora e curadora independente de arte. É pósdoutora e mestre pelo Instituto de Arte da Universidade de Brasília (UNB) com ênfase em arte contemporânea e tecnológica e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É diretora artística do Elefante Centro Cultural (DF), espaço autônomo de artes visuais e membro do Conselho Curatorial da Galeria Espaço Piloto (Instituto de Artes – Departamento de Artes Visuais da UnB). É idealizadora do BSB Plano das Artes, ganhador do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) 2016/2017, projeto que envolve espaços independentes e ateliês de Brasília com foco na formação de arte educadores para o circuito autônomo das artes na cidade. Dedica-se também à consultorias de acompanhamento crítico para artistas. Foi ganhadora do Prêmio Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais 2010, com o projeto de pesquisa sobre curadoria O Pensamento do curador. E recebeu o Prêmio Petrobrás Cultural 2008⁄2009 para realização do Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM), como membro do coletivo CibOrg. De 2003 a 2005, foi Coordenadora Adjunta do FotoRio – Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, do qual foi idealizadora, junto com Milton Guran.

Denise Camargo

Fotógrafa com trajetória em ensino e pesquisa no campo das artes visuais. É doutora em Artes (Instituto de Artes/Unicamp), mestre em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicação e Artes/USP) e tem estudos pós-graduados realizados na Universidade de Navarra, Espanha. É professora-adjunta do Departamento de Artes Visuais – IdA/UnB, onde leciona temas relativos às práticas fotográficas, à fotografia brasileira nos cursos de graduação e às poéticas contemporâneas no Programa de Pós-graduação em Arte. Coordena a Galeria Espaço Piloto, equipamento cultural do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Seu tema são os processos criativos, a imagem nas matrizes afro-brasileiras e abordagens de arte e tecnologia. Atua também na cadeia produtiva da Economia da Cultura com ênfase em concepção e gestão de projetos socioculturais, realiza exposições de seus trabalhos e curadorias. É membro do comitê de seleção do 6X6 Global Talent Program da Associação World Press Photo. Foi docente do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac, onde também foi coordenadora da pós-graduação em fotografia (2000-2011). Nasceu em São Paulo – SP, e desde 2009 vive e trabalha em Brasília – DF.

Guilherme Piletti

Acredita no poder do entendimento entre as pessoas para a construção de um mundo melhor. É coordenador e curador de cursos da Perestroika desde 2011. Professor e palestrante. Gestor da unidade Perestroika Brasília. Graduado e pós graduado em Comunicação Social e Ciências do Consumo. Foi atendimento publicitário, onde participou do gerenciamento de clientes como Goldsztein Cyrella, Wall Mart Sul e Sistema FIERGS. Já teve relação com rádio FM, produção de eventos de rock, produção gráfica, futebol amador, departamento municipal de trânsito, campinismo – áreas que complementam uma formação empírica de muito aprendizado.

Guilherme Tosetto

Doutorando em Belas Artes/Fotografia pela Universidade de Lisboa, mestre em Multimeios pela Unicamp, especialista em Fotografia pela Universidade de Londrina. Atuou como fotojornalista e editor de imagens em diversos veículos de comunicação (Folha de São Paulo, Editora Abril, iG, G1). Foi um dos curadores da exposição “140 caracteres” no MAM (2014). Atualmente é professor, curador independente e desenvolve pesquisa na área de fotografia, coleções e acervos.

Maíra Carvalho

Diretora de Arte, Produtora e Pesquisadora desde 2002, Maíra Carvalho é graduada em História e Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (dissertação: Construções Imaginárias da Velhice no Cinema Brasileiro Contemporâneo), pós graduada em História e Estética do Cinema pela Universidade de Valladolid (Espanha) e em História da Arte pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais (DF). Em seu currículo estão presentes dezenas de produções cinematográficas, espetáculos teatrais de repercussão nacional e diversas de produções publicitárias. Foi vencedora do Kikito de Melhor Direção de Arte, no Festival de Cinema de Gramado de 2015 e no Festival Guarnicê de 2015, em ambos com o filme O Último Cine Drive-In.

Marco Antônio Vieira

Doutorando em Teoria e História da Arte(IDA/UnB). Sua tese investiga as infiltrações alegóricas na produção do discurso em torno dos fenômenos, manifestações e objetos da arte. Mestre em Teoria Literária (TEL/UnB) com a dissertação “De um Lacan em Lituraterra: Pintescritura em W(o)olf e Green(a)way”, em que se reflete ao redor da picturalidade na literatura de Virginia Woolf e no cinema de Peter Greenaway. Curador independente, tem em seu currículo exposições com obras de Vik Muniz, Rubem Valentim, Athos Bulcão, entre outros. É professor em nível de Pós-Graduação nos Centros Universitários Belas Artes e SENAC, em SP e em cidades do Nordeste. Coordenou a Graduação em Design de Moda do Centro Universitário IESB, agraciado com a nota máxima do MEC durante sua gestão, desde sua abertura em julho de 2007 até julho de 2016.

Monica Nassar

Monica Nassar graduou em Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em 2012. Durante seu ensino superior, deu início aos seus estudos de canto, dança e teatro na Escola de Teatro Musical de Brasilia (ETMB) no ano de 2009, onde participou como atriz em diversas montagens musicais e permaneceu até 2012. Durante um sabático, em 2013, finalizou o Curso Profissionalizante de Fotografia, no Espaço f/508 de Fotografia, em Brasília. Pós graduou em Análise Ambiental e Desenvolvimento sustentável em 2014, ainda pela instituição UniCEUB. Em seguida, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde começou a atuar como pesquisadora em produtoras audiovisuais, entre elas a Academia de Filmes, GOS Catala Filmes, Your Mama, Sentimental Filmes e outras. Atuou também como Diretora de Arte, realizando campanhas para agências como F.biz, NBS, Ogilvy e África. Cursou Cenografia na Escola São Paulo em 2014, onde produziu em coletivo o projeto ViroRio, que foi exposto na Quadrienal de Cenografia de Praga, em 2015, mesmo ano em que participou da equipe de pesquisa da exposição do multiartista Tadeu Jungle na Sala do Humano do Museu do Amanhã. Usou suas habilidades multidisciplinares para compor equipes nas mesas independentes da Mesa e Cadeira, trabalhando com os ciborgues Neil Harbisson e Moon Ribas na construção do WeTooth, o primeiro aparelho de comunicação intra-dental do mundo, em 2016 e com o fundados do Kickstarter, Perry Chen, na publicação do livro “A bridge to a bad star” sobre o desastre de da base espacial de Alcântara, no Maranhão. No ano de 2017 completa a sua pós graduação em Cenografia e Figurino, na Universidade Belas Artes de São Paulo, onde produz o aplicativo Adelaide, para mapeamentos de roteiros e gestão de projetos criativos, em geral. Em 2018, retorna para Brasília, para participar efetivamente da sociedade no Espaço f/508 de Fotografia, onde realiza projetos expográficos, leciona e coordena a gestão financeira.

Raisa Pina

Historiadora da arte, doutoranda em Artes pela UnB, onde desenvolve pesquisa sobre desigualdade racial na formação da instituição artística no Brasil, com foco na trajetória de Estevão Roberto da Silva (1844-1891) durante seu exercício na Academia Imperial de Belas Artes. Mestra em Artes pela mesma instituição. Foi orientadora acadêmica do curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Africana da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Comunicação Social pela UFG. Interessa-se por aproximações entre cultura, política e direitos humanos. Como jornalista, colabora com veículos nacionais, publicando artigos opinativos sobre seus temas de interesse. Atua no monitoramento de projetos e no controle de resultados do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF.

Roberto Medina

Doutorando em Teoria Literária e Estudos Literários Comparados na Universidade de Brasília, Medina publicou artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Escritor e professor de escrita criativa, ministra diversos cursos de pós-graduação. Atua com o foco em literatura brasileira, poesia, contos e história da arte, poéticas visuais, teoria literária e adaptações para cinema e teatro. Sua pesquisa abrange questões relacionadas a linguagem poética, às obras de Wilhelm Dilthey e Dostoievski, além dos projetos estéticos e ideológicos de Manoel de Barros, Machado de Assis e Jorge Luís Borges.

Yana Tamayo

Yana Tamayo é artista visual, educadora e curadora independente. Desde 2015 é gestora da Nave arte | projeto | pesquisa, espaço independente onde desenvolve projetos de pesquisa e formação em arte, curadoria e execução de exposições. Doutora em Arte na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília – UnB (2015), é mestre pela mesma instituição e linha de pesquisa (2009) e especialista pela Universidad Complutense de Madrid (2006) com o Máster de Teoría y Práctica en Artes Plásticas Contemporáneas. Graduou-se em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG (2003). Foi professora na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2009-2010) e professora no curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade de Brasília como bolsista Capes/REUNI durante os anos de seu doutorado. Entre suas curadorias recentes estão a exposição Poema 193, de Diego de Santos. Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015. Galeria Fayga Ostrower, Funarte Brasília. Como artista, produz e expõe com regularidade desde 2003.

Ementas

Linguagem e semiótica

Inquietações e debates acerca da atual produção imagética contemporânea, questionamentos inerentes à arte contemporânea, estrutura conceitual vs. a estética da imagem, investigação de signos e conceitos da imagem intertextual, teorias imagéticas de Jakobson, Barthes, Sontag, Sartre Mircea Eliade e Bourdieu, Peirce e o sistema das imagens e dos signos

Estética da linguagem

Imaginário, conceito de estética, experiência estética, reflexão crítica criativa, identificação de movimentos e linguagens culturais, construção de estéticas, imagem e identidade, imagem e tempo, imagem e memória, imagens literárias.

Processo Criativo

Exercícios e técnicas de processo criativo, atividades inter-relacionadas, experimentação de ferramentas e materiais, componentes de pensamento, estímulos ao desbloqueio, técnicas para formatação de ideias e estudo da criatividade.

História da arte moderna e contemporânea

Leitura de imagens a partir da compreensão de processos históricos de construção de linguagens plásticas e significados, fotografia e artes plásticas, perspectivas históricas a partir do renascimento e vanguardas.

Poéticas da imagem: fotografia e literatura

Interpretações dos textos literários de ficção, prosa e ensaística por meio da fotografia; Fundamentos da Literatura: delimitações do campo literário; Literatura e imagem; Inserção das imagens fotográficas no interior da obra literária como tema; Poesia e fotografia; A fotografia como suporte poético; Exercícios de crítica.

Poética cinematográfica: estudos da linguagem audiovisual

Cinema, “a máquina de sentimento”; linguagem cinematográfica; a imagem-movimento e a imagem-tempo; o olhar fenomenológico do cinema, teoria estética do cinema e audiovisual.

Processos históricos, alternativos e manuais da fotografia

Concepção de imagem por meios históricos, processos analógicos, prática em laboratório, cianotipia, goma bicromatada, marrom van dyke, possibilidades de pigmentos e suportes, desdobramentos estéticos.

Narrativas fotográficas

Fotografia x realidade, o extra-quadro, narrativas sequenciais x não-sequenciais, fotografia seriada, noções espaço x tempo na imagem fotográfica, o corte temporal, o corte espacial, estética do desaparecimento, os espaços discursivos da fotografia, a fotografia como texto, a fotografia como arte da memória.

Antropologia Visual

O percurso da antropologia visual, referências imagéticas, etnografia e fotografia – o uso da imagem no campo da Antropologia, a fotografia como instrumento de pesquisa e suas relações com a construção de sentido na História, codificação e decodificação das imagens fotográficas e seu processo de produção, campo discursivo da imagem, imagem fotográfica como instrumento de linguagem e documentação.

Fotografia documental contemporânea

Fotografia documental clássica, fotografia documental imaginária, fotografia documental social, fotografia documental antropológica, temas sociais, impressões sobre o mundo e registros cotidianos, estrutura clássica do documentarismo, conceitos de verdade, objetividade e credibilidade, novas formas de documentação, construção e apropriação do realismo.

Fotografia como suporte para a arte contemporânea

Práticas e técnicas adotadas pelos fotógrafos na produção contemporânea de fotografia, leitura de imagens, estratégias contemporâneas de articulação de conteúdo, fotografia e performance, fotografia e subjetividade, questões políticas relacionadas à imagem.

Criação de projetos imagéticos

Reflexão teórica e prática em ateliê, experimentação, conceito atrelado à imagem, introdução à formulação de projeto, execução de projeto individual.

Estudo de expografia

Marcel Duchamp ou a lógica do ato, dadaísmo e surrealismo, a foto-instalação e a escultura fotográfica, mistura polifônica dos materiais e dos signos, cenografia, o papel do suporte e do meio para a apresentação de conteúdos imagéticos, o histórico da expografia e a polivalência do artista, a posição sócio-espacial do artista.

Processos curatoriais

Identidade e processos curatoriais, organização e montagem de projeto artístico, pesquisa e edição de acervos, conexões poéticas,  museografia, design e montagem, difusão e memória, conceito de museu e museologia, papel do curador, reflexões sobre a prática curatorial.

Metodologia e desenvolvimento de Pesquisa

Elaboração de projeto de pesquisa, os aspectos formais, concepção e estruturação; a construção da amostra, análise do objeto, o resultado, a estruturação do texto, relação entre projeto e memorial.

Trabalho de Conclusão de Curso

Pesquisa e produção de projeto e de ensaio reflexivo orientado por um professor. Acompanhado por painel de discussão, sem efeito de menção, composto por convidados do professor.

Pré-requisitos: possuir certificado de graduação reconhecido pelo MEC, e entrevista pré-agendada.


Matrículas abertas!

Investimento
1º lote (até 30/10/2018) R$ 15.353,52 | em até 24x de R$639,73

Formas de pagamento
. Boleto bancário: valor integral em 1+23x (entrada em dinheiro, cartão de débito ou transferência bancária)
. À vista: 10% de desconto (dinheiro, cheque ou transferência bancária)

Certificado reconhecido pelo MEC.
Esse programa é oferecido em aliança acadêmica entre a Faculdade Unyleya e o Espaço f/508.

Espaço f/508 de Fotografia SCLN 413 Bl D sala 113
Asa Norte | Brasília/DF

Contatos
Tels.: 61. 3347 3985 | 61 9140-0303
e-mail: cursos@f508.com.br

Horário de funcionamento
segunda a sexta, de 14h às 21h
sábados, de 10h às 13h