Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia como Suporte para a Imaginação

Raquel Pellicano

Início: março de 2018

Encontros quinzenais
Sexta-feira de 19h às 21h
Sábados de 10h às 12h e de 14h às 18h
Carga horária: 420 h/aula

Sobre o curso

Pós-Graduação em Fotografia como Suporte para a Imaginação possui módulos correlacionados, nos quais o aluno é introduzido à fotografia de autor e suas múltiplas possibilidades de criação e suportes, buscando o desenvolvimento de diferentes projetos fotográficos. Abordam-se diversas áreas e poéticas visuais, de maneira a fornecer ferramentas para a busca de uma linguagem autoral com o embasamento e conhecimento necessários para a criação consciente de imagens carregadas de signos.

A partir do momento em que se entende o ato de criação fotográfico como multidisciplinar, o aluno passa por um processo imersivo de interação e estudo de áreas como cinema, literatura, antropologia visual, artes plásticas, fotografia documental e contemporânea, além de processos históricos e alternativos de construções imagéticas.

Grade Curricular

1° Semestre

  • Linguagem e semiótica
  • Estética da linguagem
  • Processo criativo
  • História da arte moderna e contemporânea

2° Semestre

  • Poéticas da imagem: fotografia e literatura
  • Cinepoética: estudos da linguagem audiovisual
  • Processos históricos, alternativos e manuais da fotografia
  • Narrativas fotográficas

3° Semestre

  • Antropologia visual
  • Fotografia documental contemporânea
  • Fotografia como suporte para a arte contemporânea
  • Criação de projetos Imagéticos

4° Semestre

  • Estudo de expografia
  • Processos curatoriais
  • Metodologia e desenvolvimento de pesquisa
  • Ateliê – Trabalho de conclusão de curso
Humberto Lemos

Público Alvo

Voltado para graduados em fotografia, arquitetura, artes visuais, publicidade, audiovisual, jornalismo, antropologia, letras e demais áreas de humanas, o curso abordará uma linguagem multi e inter disciplinar, focada na formação intelectual e no escoamento da produção de projetos imagéticos conceitualmente estruturados.

Professores confirmados

Bruna Neiva, Denise Camargo, Guilherme Tosetto, Monica Nassar, Renata Azambuja, Roberto Medina,  Telio Pacheco e Yana Tamayo.

Ementas

. Linguagem e semiótica

Inquietações e debates acerca da atual produção imagética contemporânea, questionamentos inerentes à arte contemporânea, estrutura conceitual vs. a estética da imagem, investigação de signos e conceitos da imagem intertextual, teorias imagéticas de Jakobson, Barthes, Sontag, Sartre Mircea Eliade e Bourdieu, Peirce e o sistema das imagens e dos signos

. Estética da linguagem

Imaginário, conceito de estética, experiência estética, reflexão crítica criativa, identificação de movimentos e linguagens culturais, construção de estéticas, imagem e identidade, imagem e tempo, imagem e memória, imagens literárias.

. Processo Criativo

Exercícios e técnicas de processo criativo, atividades inter-relacionadas, experimentação de ferramentas e materiais, componentes de pensamento, estímulos ao desbloqueio, técnicas para formatação de ideias e estudo da criatividade.

. História da arte moderna e contemporânea

Leitura de imagens a partir da compreensão de processos históricos de construção de linguagens plásticas e significados, fotografia e artes plásticas, perspectivas históricas a partir do renascimento e vanguardas.

.Poéticas da imagem: fotografia e literatura

Interpretações dos textos literários de ficção, prosa e ensaística por meio da fotografia; Fundamentos da Literatura: delimitações do campo literário; Literatura e imagem; Inserção das imagens fotográficas no interior da obra literária como tema; Poesia e fotografia; A fotografia como suporte poético; Exercícios de crítica.

.Poética cinematográfica: estudos da linguagem audiovisual

Cinema, semiologia e linguagem, a imagem-cristal sob a ótica de Deleuze, o atual e o virtual segundo Bergson, metafísica da memória, teoria estética do cinema e audiovisual.

.Processos históricos, alternativos e manuais da fotografia

Concepção de imagem por meios históricos, processos analógicos, prática em laboratório, cianotipia, goma bicromatada, marrom van dyke, possibilidades de pigmentos e suportes, desdobramentos estéticos.

.Narrativas fotográficas

Fotografia x realidade, o extra-quadro, narrativas sequenciais x não-sequenciais, fotografia seriada, noções espaço x tempo na imagem fotográfica, o corte temporal, o corte espacial, estética do desaparecimento, os espaços discursivos da fotografia, a fotografia como texto, a fotografia como arte da memória.

. Antropologia Visual

O percurso da antropologia visual, referências imagéticas, etnografia e fotografia – o uso da imagem no campo da Antropologia, a fotografia como instrumento de pesquisa e suas relações com a construção de sentido na História, codificação e decodificação das imagens fotográficas e seu processo de produção, campo discursivo da imagem, imagem fotográfica como instrumento de linguagem e documentação.

.Fotografia documental contemporânea

Fotografia documental clássica, fotografia documental imaginária, fotografia documental social, fotografia documental antropológica, temas sociais, impressões sobre o mundo e registros cotidianos, estrutura clássica do documentarismo, conceitos de verdade, objetividade e credibilidade, novas formas de documentação, construção e apropriação do realismo.

.Fotografia como suporte para a arte contemporânea

Práticas e técnicas adotadas pelos fotógrafos na produção contemporânea de fotografia, leitura de imagens, estratégias contemporâneas de articulação de conteúdo, fotografia e performance, fotografia e subjetividade, questões políticas relacionadas à imagem.

.Criação de projetos imagéticos

Reflexão teórica e prática em ateliê, experimentação, conceito atrelado à imagem, introdução à formulação de projeto, execução de projeto individual.

.Estudo de expografia

Marcel Duchamp ou a lógica do ato, dadaísmo e surrealismo, a foto-instalação e a escultura fotográfica, mistura polifônica dos materiais e dos signos, cenografia, o papel do suporte e do meio para a apresentação de conteúdos imagéticos, o histórico da expografia e a polivalência do artista, a posição sócio-espacial do artista.

.Projetos de curadoria

Identidade e processos curatoriais, organização e montagem de projeto artístico, pesquisa e edição de acervos, conexões poéticas,  museografia, design e montagem, difusão e memória, conceito de museu e museologia, papel do curador, reflexões sobre a prática curatorial.

.Metodologia e desenvolvimento de Pesquisa

Elaboração de projeto de pesquisa, os aspectos formais, concepção e estruturação; a construção da amostra, análise do objeto, o resultado, a estruturação do texto, relação entre projeto e memorial.

.Trabalho de Conclusão de Curso

Pesquisa e produção de projeto e de ensaio reflexivo orientado por um professor. Acompanhado por painel de discussão, sem efeito de menção, composto por convidados do professor.

15 vagas
Pré-reserva em cursos@f508.com.br

Investimento
R$ 14.920,40 | em até 24x de R$621,08

Formas de pagamento
. Boleto bancário: valor integral em 1+23x (entrada em dinheiro, cartão de crédito ou transferência bancária)
. À vista: 10% de desconto (dinheiro, cheque ou transferência bancária)

Espaço f/508 de Fotografia SCLN 413 Bl D sala 113
Asa Norte | Brasília/DF

Contatos
Tels.: 61. 3347 3985 | 61 9140-0303
e-mail: cursos@f508.com.br

Horário de funcionamento
segunda a sexta, de 9h às 13h e de 14h às 21h
sábados, de 9h às 12h