Perfil | Rosana Paulino

Nascida em São Paulo, em 1967, Rosana Paulino é doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP). Seu trabalho é conhecido e vêm ganhando destaque por tratar de questões sociais, étnicas e de gênero, com destaque para o lugar da mulher negra na sociedade brasileira e as violências decorrentes do racismo estrutural.

Com esse enfoque, investiga a construção da subjetividade e da auto-imagem da mulher negra, em um Brasil que ainda reproduz fortes marcas do período escravista. Assim, coloca em destaque um tema que é frequentemente “empurrado para baixo do tapete”, como afirma a própria artista.

Suas obras já foram expostas em grandes museus como o MAM, em São Paulo, UNM, nos Estados Unidos e no Museu Afro-Brasil, também no seu estado. Colagem, apropriação de imagem, gravura e escultura são algumas das principais técnicas utilizadas pela artista.

“Mais do que uma linha de costura, trata-se de uma sutura. Quis mostrar o drama pessoal da escravidão. O negro sequestrado dos seus e levado a outra terra ainda consegue se refazer. Mas não se refaz por completo. Um trauma fica. A costura não fecha.” 

Rosana Paulino, sobre sua série “Assentamentos”.

Para ver mais do trabalho de Rosana Paulino, acesse o site da artista.