Perfil | Katia Canton

Katia Canton é multidisciplinar: artista visual, escritora, jornalista, professora e curadora. Conhecemos seu trabalho no f/508 através da Coleção de livros Temas da Arte Contemporânea, publicada pela Editora WMF Martins Fontes. Nesta coleção, Katia apresenta temas que emolduram o mundo contemporâneo e que são refletidos na arte atual: a superação da modernidade; a questão das narrativas; o tempo e suas relações com a memória; o corpo, a identidade e o erotismo; as noções de espaço e lugar; as políticas e micropolíticas. Em linguagem acessível, a teoria é entremeada a entrevistas com artistas brasileiros.

Depois de nos encantar por sua escrita e trazer todos os livros para nossa lojinha, começamos a pesquisar mais sobre sua carreira: Katia estudou arquitetura, dança e formou-se jornalista pela ECA USP, em São Paulo. Viveu em Nova York por oito anos, onde trabalhou como repórter para vários jornais e revistas e realizou mestrado e doutorado na New York University. Sua pesquisa acadêmica é interdisciplinar e relaciona as artes e os contos de fadas, de várias épocas e culturas do mundo. Trabalhou um ano e meio como bolsista no MoMA, de Nova York, criando projetos de arte e narrativa no departamento de educação. De volta ao Brasil, ingressou como docente na Universidade de São Paulo, sendo professora associada do Museu de Arte Contemporânea (onde foi vice-diretora) e do programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte.

Seu trabalho artístico é multimídia, incluindo desenho, pintura, fotografia e objetos, e conceitualmente se liga a questões sobre sonho, desejos e narrativas. Tem realizado exposições em museus, galerias e instituições culturais no Brasil e no exterior, desde 2008.

A série acima – Castelos de Areia – sugere a simbologia de um clima de nostalgia, uma promessa de felicidade singela, ao mesmo tempo em que nos remete ao temor do desconhecido, do que pode desfazer-se a qualquer momento.

Para conhecer mais sobre a artista e seu trabalho, visite seu site!