Perfil | Edward Ruscha

Nascido em 1937, em Omaha, Nebraska, Edward Ruscha foi criado em Oklahoma, nos Estados Unidos, desde 1941. Em 1966, mudou-se para Los Angeles, onde cursou o Chouinard Art Institute. Atualmente, vive e trabalha em Los Angeles e é representado pela Gagosian Gallery. Teve sua primeira exposição individual em 1963, na Galeria Ferus.

O trabalho de Ruscha é marcado pela combinação da paisagem urbana e uma linguagem própria para comunicar uma determinada experiência urbana. Através da pintura, do desenho, da fotografia e livros de artista, o trabalho de Ruscha enfrenta a banalidade da vida urbana e alfineta a mídia de massa, que nos confronta diariamente com uma enxurrada de imagens.

Roof-Top-View-1

Apesar de ser conhecido por suas pinturas e desenhos, Ed Ruscha também tem um interessante trabalho fotográfico. Sua relação com a fotografia é complexa e ambivalente, cuja definição é difícil de ser traçada. Ele próprio se refere às suas imagens como um “hobby”, mas, desde o início, tem atraído considerável interesse crítico com os pequenos livros de fotografia que produzia nos anos sessenta e setenta. Como artista underground, Ruscha foi uma forte inspiração para a vertente pop e a arte conceitual. Influenciou diversas gerações posteriores de artistas na Europa e na América do Norte.

Ruscha-Florence-Italy-e1307641985140

A qualidade amadora de suas imagens intrigava seus contemporâneos. Nem puramente documental ou artístico, seu assunto era estereotipado e banal, com motivos retirados de locais do sul da Califórnia ou do oeste dos Estados Unidos. Isto, combinado com a apresentação do trabalho em forma de séries, criou uma mítica road movie com insinuações à Geração Beat. Ed Ruscha transmite referências abstratas da vida norte-americana com um irônico e incômodo senso de humor.

2004.487_ruscha_imageprimacy_640-e1307641877771

A sua última exposição, intitulada Ed Ruscha: Cinquenta Anos de Pintura, foi instalada na Galeria Hayward, em Londres, no ano de 2009. A mostra apresentou uma retrospectiva do trabalho do artista durante seus 50 anos de carreira e foi itinerada para Munique, na Alemanha, e para Estocolmo, na Suécia.

Confira aqui o porfólio virtual do artista.