Narrativas, curadoria e fotozine | 10/05

quarta parede - Elisa Freitas
quarta parede - Elisa Freitas

Narrativas, curadoria e fotozine
Início: 10 de maio
Total: 8 aulas

Horários:
.módulo Construção (5 aulas)
sexta-feira, das 19h às 21h

.módulo Montagens (2 aulas)
sexta-feira, das 19h às 21h
sábado, das 10h às 13h, das 14h às 17h

Carga horária: 18h/aula

Sobre o curso

O curso tem como objetivo explorar temas e processos relacionados à curadoria, construção, produção de narrativas/séries e impressos no contexto dos fotozines. O conteúdo será dividido em dois módulos: Construção e Montagem.

“Um dos mais interessantes fenômenos culturais das últimas duas décadas tem sido a proliferação de zines, periódicos autopublicados com pequenas tiragens, normalmente xerocados, frequentemente irreverentes, e usualmente direcionados a audiências com interesses específicos.”

O módulo Construção abordará os diversos aspectos envolvidos no processo de curadoria e construção de narrativas, passando pela análise do trabalho dos alunos, a produção da fotografia autoral e a seleção de imagens que serão utilizados nos fotozines.

No módulo Montagens, os alunos criarão projetos de fotozines a partir de conceitos abordados além de fotografias impressas e selecionadas no módulo anterior. Ao final do processo, xerocaremos as bonecas já finalizadas para que cada participante saia com 10 cópias artesanais de seu projeto de fotozine em mãos.

Programa

AULA 1 | MÓDULO CONSTRUÇÃO: Análise de portfólio e processos curatoriais
Nesta aula, será feita uma análise de materiais produzidos anteriormente pelo aluno, que deverá trazer uma amostra da sua produção fotográfica atual (20 a 50 impressões). Também serão discutidas linhas de construção curatorial e suas diversas possibilidades, diálogos e signos.

AULAS 2, 3 e 4 |  MÓDULO CONSTRUÇÃO: Produção de fotografia autoral
Será estimulada a busca por uma linguagem e identidade na criação fotográfica como um caminho para a construção de uma narrativa pessoal, sob a mentoria de Humberto Lemos.

AULA 5 | MÓDULO CONSTRUÇÃO: Curadoria final
Seleção final em grupo das fotografias que serão utilizadas na produção dos fotozines.

AULAS 6, 7 e 8 | MÓDULO MONTAGENS: Produção dos fotozines
Todas as aulas do módulo serão dedicadas à orientação sobre o processo de produção de fotozines. Será uma etapa prática, envolvendo a diagramação, impressão e estudo dos materiais.

Professor: Humberto Lemos

Fotógrafo há 35 anos, Humberto Lemos atuou comercialmente no mercado de fotografia publicitária do Rio de Janeiro, atendendo a grandes clientes como White Martins, Shell, Coca-Cola, Souza Cruz, Bradesco Seguros e junto às maiores gravadoras do Rio. Foi fotógrafo exclusivo do Free Jazz Festival para a Souza Cruz (Rio e São Paulo).

Em Brasília, fundou o Espaço f/508 de Fotografia, atualmente com 12 anos de existência. Hoje se destaca como fotógrafo fine art de linguagem minimalista e forte influência oriental. Ministra cursos voltados ao desenvolvimento de uma linguagem e identidade na fotografia de autor. Realizou a curadoria e concepção de exposições fotográficas e publicações virtuais e impressas, além de desenvolver projetos de inclusão social como o Retratando com Alma (2005), oficina fotográfica realizada com deficientes visuais, e Libertas CAJE (2008), oficina prática com os internos da instituição. Foi professor da Secretaria de Cultura do Distrito Federal de 2005 a 2007. Portfólio: www.humbertolemos.com

Professora: Elisa Freitas

Nascida em Brasília, Elisa Freitas é formada em Ciências Sociais pela UnB. Em 2011, fundou, em parceria com Andrei Dignart, a Editora Criatura, que já conta com 20 fotozines publicados e participação em diversas feiras de publicações independentes pelo país, como a Feira Plana (SP), a Feira Pão de Forma (RJ) e a Feira Dente (DF). Elisa já foi monitora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e participou das exposições “Em Curso” (Parque Lage, 2014) e “Zines – Cópias e Impressões” (Rio de Janeiro, 2015). Em parceria com a escola de fotografia Ateliê da Imagem, produziu a primeira edição da Feira de Fotolivros Independentes Urca, em 2015.
Portifólio: www.elisa-freitas.tumblr.com

Pré requisito: Cada participante do curso deverá reunir e trazer um conjunto de fotografias próprias (de 20 a 50), impressas no formato 10×15, da forma que for possível (pode ser papel fotográfico ou impressão em papel normal, em impressora mesmo, preto e branco ou colorido).

Inclui certificado.

Investimento
R$ 1.240,00

Formas de pagamento
. À vista: 5% de desconto (dinheiro/cheque/transferência bancária)
. Débito: 3% de desconto
. Crédito: valor integral (em até 2x)





Vagas limitadas

Endereço
Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113 – Asa Norte | Brasília/DF

Contatos
Tels.: 61. 3347 3985 | 61. 9140 0303
e-mail: cursos@f508.com.br

Horário de funcionamento
segunda a sexta,  das 14h às 21h.
sábado, das 10h às 13h.