História da Arte Moderna e Contemporânea | 08/04

A Dança, Henri Matisse
A Dança, Henri Matisse

Início: 08 de abril de 2019

Segundas-feiras: 19h às 21h

Total: 12 aulas
Carga horária: 24 h/aula

Nesse curso, será traçado um percurso historiográfico da arte ocidental, do Renascimento à contemporaneidade, explorando criticamente os discursos hegemônicos em diálogo com a teoria, a filosofia e a sociologia da arte. O programa é focado na compreensão da formação das Academias e os ecos de sua tradição estrutural no pensamento contemporâneo sobre a arte. Passaremos por vanguardas europeias e por artistas brasileiros, com uma metodologia baseada na leitura de imagens a partir da compreensão de processos históricos de construção de linguagens plásticas e significados.

Professora

Raisa Pina

Historiadora da arte, doutoranda em Artes pela UnB, onde desenvolve pesquisa sobre desigualdade racial na formação da instituição artística no Brasil, com foco na trajetória de Estevão Roberto da Silva (1844-1891) durante seu exercício na Academia Imperial de Belas Artes. Mestra em Artes pela mesma instituição. Foi orientadora acadêmica do curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Africana da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Comunicação Social pela UFG. Interessa-se por aproximações entre cultura, política e direitos humanos. Como jornalista, colabora com veículos nacionais, publicando artigos opinativos sobre seus temas de interesse. Atua no monitoramento de projetos e no controle de resultados do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF. É, também, professora na nossa Pós-graduação Lato Sensu em Fotografia como Suporte para a Imaginação.

Programa do curso

O que é arte?

Problematizações iniciais: o que é arte?
Artista, o fazer artístico, a instituição; o espectador, a experiência estética, a situação atual.

A força da tradição

Tensionamentos da arte contemporânea; graffiti, direito à cidade e a dimensão política da arte.
O ideal renascentista e sua perpetuação; os valores românticos prevalentes.

O ensino da arte

O século de ouro holandês, a formação das Academias europeias.
Natureza-morta: o gênero “inferior”.

A colonização da arte no Brasil

A criação da Academia Imperial de Belas-Artes, a Missão Artística Francesa.
Os segregados no processo de ensino das artes.
A pintura como construção de um discurso oficial de nação.

Nasce a fotografia, morre a arte

Fotografia e impressionismo; a morte da arte; as vanguardas europeias.
A fotografia no Brasil; Semana de arte moderna de 1922.
Reflexões a propósito de uma arte no Brasil.

A emergência da consciência política no meio artístico

O entreguerras no Brasil, os imigrantes e a nova classe trabalhadora.
A arte como necessidade social; Arte Concreta e Neoconcreta.

Repressão e resistência poética

Os anos 60 e 70 no Brasil; o movimento feminista e sua repercussão na arte.
“Seu corpo é um campo de batalha”; o pessoal é político.

Enfim, hoje

Liberdade versus censura; arte de disturbação.
Arte engajada.
Artistas de Brasília.

Roger Ballen
Roger Ballen
Fonte, de Marcel Duchamp
Fonte, de Marcel Duchamp

Investimento
 1º lote: 3x de R$ 206,67 (R$ 620,00 até o dia 08 de março de 2019)
2º lote: 3x de R$ 237,67 (R$ 713,00 até o dia 01 de abril de 2019)

MATRÍCULAS ATÉ O DIA 01 DE ABRIL DE 2019.

Formas de pagamento

.À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [5% de desconto]
.Cartão de débito [3% de desconto]
.Cartão de crédito [presencial – valor integral em até 2x]
.Pagseguro [on line – valor integral em até 12x, sujeito à juros da administradora]

Endereço
Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113 – Asa Norte | Brasília/DF

Contatos
Tels.: 61. 3347 3985 | 61. 9140 0303
e-mail: cursos@f508.com.br

Horário de funcionamento
segunda a sexta,  das 14h às 21h.
sábado, das 10h às 13h.