Fotozine ARROz

por Raisa Pina

Conseguiríamos fazer arte com arroz? O resultado está nas páginas desta publicação! ARROz é uma fotozine produzida durante a disciplina História da Arte no programa de Pós Graduação em Fotografia como suporte para a imaginação, no Espaço f/508 de Fotografia. Cada aluno produziu uma imagem e propôs uma leitura a partir do desafio proposto. O lançamento ocorreu na última terça-feira com saquê e arroz doce para celebrar.

zine 2

Charles Baudelaire disse, há dezenas de décadas atrás, que a obra de arte mais valiosa é aquela que está inserida no seu tempo, que consegue cristalizar a efemeridade do seu tempo. Qual a contribuição que promovemos ao aplaudirmos sempre os mesmos trabalhos exaltados há séculos? Mais rico é estarmos atentos às novas manifestações e aos novos nomes. Nesse sentido, avançamos pouco – para não dizer nada – ao nos remoermos em cima da questão “O que é arte?”.

O surgimento da fotografia propiciou uma emancipação das artes plásticas ao libertá-la do dever figurativo mimético. A pintura não precisava mais se parecer com a realidade; agora ela pode ser expressão do artista e, portanto, qualquer coisa. Pode ser abstrata, pode ser gesto, pode ser o que encontramos pelo caminho cotidiano, inclusive aquilo que está quase sempre presente na nossa rotina, como o arroz.

Como arte só existe em espaço de liberdade, convido o leitor-observador a tirar suas próprias conclusões, na esperança de provoca-lo a produzir sua própria arte e assim expandirmos a nosso horizonte de conheci- mento. Uma sociedade ideal só é possível com intensa vivência artística.

Caso tenha interesse em adquirir um exemplar, basta enviar um email para equipef508@gmail.com!

Siga o f/508 nas redes sociais:

facebook

instagram

pinterest

twitter