Professores

Humberto Lemos

Fotógrafo há 30 anos, Humberto Lemos atuou no mercado de fotografia publicitária do Rio de Janeiro, atendendo a grandes clientes como White Martins, Shell, Coca-Cola, Souza Cruz, Bradesco Seguros e junto às maiores gravadoras do Rio. Foi fotógrafo exclusivo do Free Jazz Festival para a Souza Cruz (Rio e São Paulo). Em Brasília, é coordenador do Espaço f/508 de Fotografia, professor de fotografia, curador de exposições fotográficas e publicações virtuais, além de desenvolver projetos de inclusão social como o Retratando com Alma (2005), oficina fotográfica realizada com deficientes visuais, e Libertas CAJE (2008), realizado com os internos da instituição. Foi professor da Secretaria de Cultura do Distrito Federal de 2005 a 2007.

Raquel Pellicano

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), Raquel Pellicano é fotógrafa e artista visual, com produção de forte cunho autoral, e experimentações em linguagem fotográfica. Com 28 anos, ministra cursos na área e está à frente do estúdio e da galeria do Espaço f/508 de Fotografia. Comercialmente fotografou diversos editoriais de moda, com trabalhos publicados nas revistas Vogue Brasil, Trip, Playboy e Tabu. Em 2012, realizou uma palestra sobre fotografia e Retrato à convite da Fnac Brasília. Desenvolve atualmente os projetos Remanescências, Desmanches e Pertencimentos.

Guilherme Noronha

Licenciado em Artes Visuais pela FAAO, Guilherme Noronha é fotógrafo e designer. Desde 2007, atua nas áreas de fotografia documental e de estúdio. Em 2010, iniciou a documentação fotográfica da cultura indígena Yawanawa (AC), projeto que desenvolve até hoje. Documentou também o projeto de Etnoconservação de Quelônios pelos povos indígenas do Oiapoque (AP) e o projeto de Educação Patrimonial Arqueológica em Serra Pelada (PA). Realizou a coberturas de festivais de cultura, como o Festival Internacional de Cinema Pachamama e o Festival Varadouro de Música Independente. Já atendeu a clientes como SENAI, Embrapa e TNC, entre outros. Em 2011, expôs seu primeiro trabalho autoral, Noites Alienígenas, inspirado no livro homônimo de Sérgio de Carvalho. Guilherme é membro do Coletivo PIUM, que atua na difusão, debate e apreciação da fotografia, promovendo atividades como cursos e palestras.




Professores Convidados | Cursos Especiais

Fotocolagem: Pedro Ivo Verçosa e Julio César Lapagesse

Pedro Ivo é artista plástico brasiliense, formado pela Universidade de Brasília (UnB). Sua pesquisa se estende a diversas mídias, como desenho, fotografia, pintura, entre outras. Nos últimos anos, descobriu na colagem uma área de interesse e tem se dedicado a esta linguagem. A partir de enciclopédias das décadas de 50, 60 e 70, desloca elementos e descobre novas imagens, cenas, paisagens.

Formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, Julio Lapagesse tem como principal pesquisa poética a colagem. Junta-se a isso, o desenho, a nostalgia e a memória infantil. Imagens que estavam no passado do artista voltam a assombrar durante sua produção. A utilização de objetos afetivos, como livros velhos e fotos antigas, em suas colagens, é uma marca na sua produção. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em Brasília, como o Salão Universitário Espaço Piloto; Dos Planos que Voam, na Câmara dos Deputados; a exposição Centerfolder, na Galeria Referência; e foi premiado no 1º Salão de Artes Visuais das Regiões Administrativas do DF.

Cianotipia: Alexandre Aguiar

Formado em Relações Internacionais pela George Washington University (GWU), atua nas áreas de Comunicação e Educação em áreas de conflito. Há mais de 10 anos, trabalha com fotografia analógica e há 5 anos, iniciou pesquisa em métodos históricos de impressão e construção de câmeras primitivas.

Fotografia contemplativa: Rodrigo F. Pereira

Rodrigo Fernando Pereira é psicólogo, com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Sua atuação clínica tem fundamentos na teoria comportamental, associada a práticas de atenção plena (mindfulness), aceitação e contato com o momento presente. Desde 2007, mantém o blog Câmara Obscura, voltado a reflexões sobre a fotografia. Nesse mesmo ano, iniciou sua colaboração com o f/508, na forma de um bate papo informal. O trabalho conjunto continuou na forma de publicações (Sentido Vago e Transformações) e na oficina Fotografia: Desconstrução, Realidade e Interpretação, realizada em 2011.

História da Arte e Fotografia Contemporânea: Sávio Ivo

Sávio Ivo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UnB e mestre em Teoria e Crítica da História da Arte pelo Instituto de Artes – UnB. Desenvolve trabalhos de documentação de manisfestações populares e trabalhos autorais.

Antropologia Visual: Lourenço Cardoso

Mestre pelo programa de pós-graduação em Comunicação (Linha de pesquisa: Imagem e Som) e Bacharel em Antropologia Social, possui Licenciatura em Ciências Sociais, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Autor do livro “Lajão” (Brasília, Ed. Athalaia, 2009), dedica-se à pesquisa e produção fotográfica há 15 anos. Como professor, atua na área de Comunicação Social e Antropologia, com experiência em Codificação e Leitura fotográfica; Representações visuais; História da fotografia; Fotojornalismo; Antropologia visual; e Fotografia publicitária. Entre 2008 e 2010, foi professor substituto da Universidade de Brasília. Atualmente, é professor adjunto do departamento de Jornalismo da Universidade Paulista (Unip); professor adjunto da faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília (Uniceub); e professor auxiliar do curso de fotografia e de cinema do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

Lomo-rolê: Isabela Gomes

Isabela é fotógrafa e lomógrafa há 5 anos. Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB), usa a fotografia analógica como meio de expressão. Estudou fotografia no SENAC-RIO. Produz workshops de lomografia há um ano.