Criação e concepção de trabalhos autorais em fotografia | 06/09

Trabalho por Bárbara Correa
Trabalho por Bárbara Correa

Início: 06 de setembro

Quintas-feiras: das 19h às 21h

Total: 15 aulas
Duração: 4 meses
Carga horária: 30 h/aula

O curso é composto por 3 módulos correlacionados: fotografia autoral, séries e ateliê fotográfico. Voltado para fotógrafos profissionais ou amadores que invistam em um trabalho de cunho autoral e no desenvolvimento de séries imagéticas, a oficina visa uma criação focada no escoamento da produção para exposições fotográficas, livros e outros formatos de apresentação de projetos conceitualmente estruturados.

Trabalho de Regina Correa
Trabalho de Regina Correa

Programa do curso

Módulo 1: Autoral

Desconstrução e construção do imaginário fotográfico, perda e permanência e os múltiplos significados da imagem. A partir de um material imagético previamente concebido, o participante deverá desconstruir e reconstruir sua trajetória fotográfica em busca da unidade, reducionismo identitário, compreensão e soberania de sua obra. De forma lúdica, os exercícios propostos em aula pretendem provocar maior compreensão sobre o subjetivo, a identidade fotográfica e capacidade de resolução de incógnitas.

Módulo 2: Séries

O processo de seriação é um contínuo aprendizado que está intimamente relacionado ao domínio da leitura de imagens, à interpretação do universo simbólico imagético, e a um profundo conhecimento de si mesmo e das questões que perpassam e estimulam o processo criativo de cada um. O módulo oferece aos participantes a oportunidade de exercitar, individual e coletivamente, diferentes caminhos de edição e curadoria aplicáveis ao seu trabalho e à criação de outro artista, visando a organização de portfólios e exposições. Ao longo do curso, alguns temas nortearão a produção fotográfica: a Cidade, a Arte, o Corpo, o Contemporâneo.

Módulo 3: Ateliê

O módulo pretende estimular o pensar fotográfico por meio do estudo de diferentes linguagens e poéticas, análise de ensaios e projetos. O objetivo é preparar os alunos para terem domínio e autonomia diante de etapas necessárias na criação e realização de um trabalho fotográfico autoral: elaboração, planejamento, produção de imagens, edição do material e exibição.

Professor

Fotógrafo há 30 anos, Humberto Lemos atuou no mercado de fotografia publicitária do Rio de Janeiro. Em Brasília, é coordenador do Espaço f/508 de Fotografia, professor de fotografia, curador de exposições fotográficas e publicações virtuais, além de desenvolver projetos de inclusão social como o Retratando com Alma (2005), oficina fotográfica realizada com deficientes visuais, e Libertas CAJE (2008), realizado com os internos da instituição. Foi professor da Secretaria de Cultura do Distrito Federal de 2005 a 2007.

Inclui certificado.

Investimento
4x R$387,50 (R$1550,00)

Formas de pagamento
.À vista: dinheiro, cheque, transferência bancária [5% de desconto]
.Cartão de débito [3% de desconto]
.Cartão de crédito: valor integral em até 4x [presencial]
.Pagseguro [em até 12x – sujeito à taxas da administradora de cartão de crédito]

Endereço
Espaço f/508 de Fotografia
SCLN 413 Bl D sala 113 – Asa Norte | Brasília/DF

Contatos
Tels.: 61. 3347 3985 | 61. 9140 0303
e-mail: cursos@f508.com.br

Horário de funcionamento
segunda a sexta,  das 14h às 21h.
sábado, das 10h às 13h.