7 motivos para voltar para a fotografia analógica

Com o fácil acesso, dinamismo e qualidade proporcionados pela fotografia digital, por que deveríamos pensar em voltar a fotografar com filme?
1- Pelo visual do filme.

Muitos fotógrafos gastam um tempo precioso de pós-produção tentando recriar em imagens digitais o visual do filme, já que o grão de uma fotografia analógica é bem mais agradável que o ruído de uma câmera digital. Então, qual a melhor maneira de criar uma imagem com visual de filme? Use uma câmera analógica!

5492245564_2a31fba991_b-1000x1011.jpg

 Foto: kevindean

2- O “sentir” o filme.
Atualmente pode parecer incomum, mas simples tarefas, como: tirar um rolo de filme; encaixar a abinha de um filme 35mm em uma bobina; desembrulhar um rolo 120mm tentando não expor muito do filme à luz; ou colocar um negativo numa espiral de revelação, são habilidades e rituais simples que te marcam como fotógrafo.
3- O custo.
Toda vez que você coloca um rolo de filme na sua câmera custa dinheiro. Esse custo continua quando você leva seu filme ao laboratório, revela e imprime. Toda vez que você tira uma foto ruim, um custo é gerado, porém, em contrapartida, toda vez que se tira uma boa foto você passa a apreciar mais o valor do seu conhecimento em fotografia. É muito fácil, atualmente, ver a foto numa câmera digital e refazer a imagem. Quando você paga por cada imagem realizada, você tenta fazer cada uma valer a pena, e esse hábito permanecerá ao se fotografar com uma câmera digital.
4123041676_b94077cb08_b-1000x666
4- Fotometria.
O ítem anterior nos leva a aprender sobre a exposição correta. Apesar do filme ser geralmente valorizado por ter um maior alcance dinâmico do que a digital, ele tem uma tolerância muito menor à exposição incorreta, especialmente se você estiver utilizando cromo. Uma imagem subexposta não pode ser recuperada simplesmente ajustando os níveis, portanto, sua fotometria precisa ser correta ao produzir a imagem.
5- Entendendo temperatura de cor.

Diferente da fotografia digital, quando se fotografa com câmeras analógicas, você precisa comprar o tipo certo de filme para o tipo certo de luz. Quando você utiliza, pela primeira vez, um rolo de filme feito para luz do dia sob uma luz de tungstênio (amarelada), você começa a entender a importância da cor da luz.

6- Câmeras profissionais a preços baixos.

Para muitos usuários de filmes, câmeras como Nikon F5, Hasselblads e até Leicas eram apenas sonhos. A ideia de, um dia, ter essas maravilhas alimentava nossa paixão pela fotografia. Faça uma busca em sites de leilão e você vai encontrar vários exemplares dessas câmeras por um preço mais acessível do que uma DSLR de entrada.

7- Faça você mesmo.
Sujar as mãos revelando e ampliando seus próprios filmes é uma das melhores coisas na fotografia. É simples fazer um quarto escuro temporário em um espaço tão grande quanto o utilizado pela sua mesa de trabalho. A sensação de uma ampliação em preto e branco aparecendo devagarinho debaixo da luz vermelha de segurança emociona até mesmo os mais acostumados com fotografia digital.
Traduzido e adaptado de: Light Stalking Photography