10 Filmes com protagonistas fotógrafos

Hoje acordamos cinéfilos e decidimos fazer uma pesquisa de filmes onde os protagonistas tem relação com a fotografia. Estamos nos questionando como os fotógrafos são geralmente representados na ficção. Quais outros filmes são representativos pra vocês? Mandem pra gente!

A adaptação do livro homônimo de Paulo Lins, deu uma nova cara ao cinema nacional, sendo aclamado pela crítica mundial. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é o narrador da história. Um menino honesto que vive em uma das regiões mais perigosas do Rio de Janeiro na década de 80, e tem o sonho de se tornar um fotógrafo, em um lugar onde todos os jovens são fisgados pelo crime. Através de suas lentes, ele conta um pouco da história do bairro. É dele a foto mais importante da história de Cidade de Deus.

Thun, um jovem fotógrafo, e sua namorada Jane atropelam acidentalmente uma pedestre. Eles fogem da cena do crime e retornam às suas vidas normais, em Bangkok. A partir de então Jane passa a ser atormentada por estranhos pesadelos, enquanto que Thun nota que em suas fotos aparecem estranhas figuras, parecidas com fantasmas. O casal decide investigar o fenômeno e encontra outras fotografias com imagens sobrenaturais.

Em Greenwich Village, um fotógrafo profissional está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

O filme se passa em Barcelona e conta a história de duas americanas que, apesar de serem muito amigas, são completamente opostas, possuindo visões sobre a vida e o amor muito diferentes. Mesmo assim decidem passar três meses na Espanha. Numa noite em que as duas decidem ir a um bar, acabam conhecendo Juan, que faz um convite inusitado. A boa convivência dos três se mostra algo positivo, pois cada um tem seu espaço na relação e há um crescimento pessoal considerável de cada um deles. Cristina, por exemplo, descobre uma nova paixão: a fotografia. É na sala de revelação que os três mais convivem e se relacionam: talvez, justamente por ser um local onde a realidade não é totalmente exata (fotos – representação do real), se sintam confortáveis e donos de si mesmos.

Robin Williams é um homem que vive a fantasia de um grande amor. Sua principal motivação são as fotografias que a mulher desejada (Connie Nilelsen) leva ao laboratório de revelação dele.

Quatro jovens jornalistas acompanham os agitados últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul. Miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida do grupo.

Thomas é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.

Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Estas revelações fazem os filhos questionarem seus próprios casamentos.

Ao conhecer o bairro de prostituição da cidade de Calcutá, na Índia, a fotógrafa Zana Briski se compadece da precária condição de suas crianças e as ensina a fotografar, revelando talentos e possibilidades onde antes só existia miséria.

Uma renomada fotógrafa de moda conquistou o status de profissional talentosa graças aos seus ensaios que simulam mortes violentas. De repente ela começa a ser atormentada por visões de brutais assassinatos.

Siga o f/508 nas redes sociais:

facebook

instagram

pinterest

twitter